higiene bucal em criançasUncategorized 

Como incentivar a higiene bucal em crianças

As crianças nada mais são do que seres humanos em treinamento, aprendendo o que devem fazer, valores, conhecimento e muito mais. O papel dos pais é ensiná-las e incentivá-las a fazer o que é certo. Portanto, quando o assunto é saúde bucal, o maior trabalho parental consiste em ensinar os pequenos sobre a higiene bucal em crianças.

Isso porque, é justamente nessa fase da vida em que a criança precisa entender como a escovação e higiene bucal em crianças são importantes para a manutenção de um sorriso saudável e bonito, para que quando adulto, tenha o hábito de realizar sua rotina de escovação. 

Sendo assim, confira a seguir algumas dicas de como incentivar o seu filho a escovar os dentes. 

Assim como ensiná-lo da maneira correta para que ele possa se tornar um adulto com hábitos saudáveis e que entenda a importância da saúde bucal e da visita a uma clínica odontológica infantil.

A partir de qual idade é recomendado iniciar a higiene bucal?

Os dentes devem começar a ser escovados a partir do momento em que eles nascem. Sendo assim, a partir do primeiro dentinho de um bebe, é recomendado a higiene bucal em crianças, principalmente quando a criança começa a se alimentar de comidas sólidas. 

Geralmente, nessa fase da vida onde os dentes de leite ainda estão nascendo e o bebê pode ser mais bangela do que dentuço, a recomendação é realizar a higienização com uma gaze de forma mais sutil e sem o uso de pastas. 

Entretanto, com o surgimento de mais dentes, basta comprar uma escova infantil e partir para a escovação diária. 

É importante ressaltar que dentes decíduos, ou os famosos de leite, também podem acabar adoecendo e desenvolvendo cáries, por exemplo. 

Portanto, é importante prezar pela higiene bucal em crianças desde sempre, bem como levá-lo para avaliações e consultas de rotina em um profissional dentista, através de uma clínica odontopediatria.

Como incentivar as crianças a cuidar da saúde bucal?

O primeiro passo para incentivar a escovação é tornar o ato uma rotina, assim como ir à escola ou comer, por exemplo. 

Além disso, boas formas de incentivar a escovação é levar seu filho para escolher uma escova e participar da escovação com ele, mostrando que também faz essa rotina com os dentes todos os dias e a higiene bucal em crianças.

Ademais, também é importante explicar para a criança a importância de limpar os dentes, evidenciando os possíveis problemas causados pela falta de higiene bucal. 

Existem também os possíveis problemas que podem surgir que o fariam sentir dor, fazendo com que seja preciso buscar por uma atendimento em um dentista infantil 24 horas, como por exemplo:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Doenças periodontais; 
  • Desenvolvimento de placas bacterianas.

Com isso, é muito importante realizar todos os cuidados para a prevenção de cada uma dessas enfermidades. 

Crianças devem fazer consultas com dentistas a partir de qual idade?

Assim como é necessário se consultar com um médico clínico desde o seu primeiro dia de vida, o mais indicado é que busque por um dentista para seu filho desde seu primeiro dentinho e torne essas situações rotineiras para facilitar a higiene bucal em crianças.

O recomendado também é passar no dentista para uma avaliação a cada seis meses, tanto para as crianças como para os adultos.

Vale lembrar que essas consultas são necessárias para que o dentista possa acompanhar a saúde bucal da criança a partir do princípio. 

Sempre avaliando para que ele possa identificar problemas no início ou até mesmo faça avaliações e acompanhe o desenvolvimento da saúde bucal. 

Isso porque, a necessidade de ir ao dentista vai além de ter que realizar procedimentos como colocar dente de lente de contato

Esse por sua vez é um procedimento estético que é útil para resolver problemas existentes, já que é possível evitar qualquer complicação, visitando o profissional previamente. 

Quais são os procedimentos bucais permitidos durante a infância?

Em suma, a infância é uma época sensível em termos de saúde bucal. Isso porque, como os dentes permanentes ainda irão nascer, é preciso que alguns cuidados sejam tomados para que esse processo de troca dos elementos dentários não seja tão difícil. 

Sendo assim, alguns procedimentos, principalmente estéticos, não podem ser feitos, como por exemplo, a aplicação de lente nos dentes, clareamento dental e algumas cirurgias, como cirurgia maxilo facial, realizada apenas em casos extremos.

Sendo assim, confira a seguir os procedimentos bucais que são permitidos durante a infância:

  • Aplicação de flúor;
  • Limpeza profissional;
  • Aparelho ortodôntico;
  • Restauração;
  • Extração de dente decíduo.

Dessa forma, é possível concluir que ao seguir todos esses passos e incentivar os seus filhos neles, dá para garantir uma saúde bucal impecável aos seus filhos.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Related posts